Além do desgaste natural da rotina de trabalho, por diversas vezes nos deparamos com situações que nos fogem do controle. Esses problemas acabam nos estressando, afetando diretamente nosso desempenho, nosso humor e nossa saúde.
Não é à toa que o stress é visto hoje como a doença do século, sendo ele um dos inimigos da produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho, interferindo na qualidade das tarefas realizadas e na saúde dos colaboradores, proporcionando em alguns casos o afastamento por conta de doenças mais graves.
Em razão disso, muitas empresas têm investido cada vez mais em soluções para diminuir o stress no ambiente corporativo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e mantê-los mais saudáveis, focados e produtivos.
Algumas dessas ações realizadas pelas empresas normalmente não exigem grandes investimentos financeiros, e mesmo aquelas que requerem um maior desembolso, trazem excelentes resultados, proporcionando retorno sobre o investimento (ROI).
Antes de falar especificamente das maneiras e ações para reduzir o stress no ambiente de trabalho, é válido ressaltar os problemas que podem surgir caso os líderes e gestores ignorem a saúde mental dos seus colaboradores. São alguns exemplos:
1. Insônia
2. Síndrome de Burnout
3. Síndrome do Pânico
4. Depressão
5. Transtornos alimentares
6. Problemas cardiovasculares
7. Problemas de pele
5 práticas que podem reduzir o stress no ambiente de trabalho
Agora que vimos alguns dos problemas desencadeados pelo stress, a MindSelf separou cinco práticas que podem ajudar a reduzi-lo no ambiente corporativo. Confira:
1. Ofereça um ambiente confortável
Esse método é muito usado por grandes empresas, como o Google, por exemplo, e contribui para a melhoria do clima organizacional e para a redução do turnover, isto é, a rotatividade de pessoas.
2. Crie uma agenda equilibrada
Como gestor, fique por dentro das atividades desempenhadas pelos seus colaboradores e certifique-se de que estão sendo executadas de maneira equilibrada. Por outro lado, é importante que os funcionários sempre planejem suas tarefas diárias como forma de manter o controle das atividades, em vez de ficar sempre correndo contra o tempo.
3. Melhore a comunicação
A má comunicação desmotiva muito os colaboradores e pode causar diversos conflitos dentro da organização como fofocas, ressentimentos e especulações. Portanto, descubra a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário, tenha bem definidos os papéis e responsabilidades individuais e comunique-se por meio de feedbacks que permitam à pessoa analisar seu desempenho. .
4. Realize pesquisas de clima organizacional
As pesquisas de clima organizacional têm como objetivo investigar as relações interpessoais e o clima dentro da empresa. O gestor precisa realizar esse levantamento regularmente e agir diante das oportunidades encontradas.
5. Incentive a prática de meditação
A meditação ajuda a diminuir a ansiedade e o stress do dia a dia e é um excelente parceiro no combate à depressão, além de muitos outros benefícios que proporcionam bem-estar e desenvolvimento ou aprimoramento de novas habilidades (soft skills).