Você é um líder confiável?

mindself

Autoconhecimento faz parte do seu DNA?

 

Por Sueli S. Klemenchuk

 

Embora o título pareça provocativo, quando o assunto é autoconhecimento precisamos nos aventurar nesta reflexão.  Nesse momento coletivo de pós pandemia, saúde mental é o foco, e para isto, torna-se fundamental trazer à luz questionamentos corajosos e verdadeiros sobre como tem sido nosso comportamento, afinal, cargos de liderança são sempre uma referência, onde o exemplo é fundamental para o  engajamento das equipes, e porque não citar também, no engajamento de filhos, afinal, enquanto pais e responsáveis, ocupamos um papel de liderança.

Quando pensamos em construir uma cultura de bem-estar emocional no ambiente, cabe a certificação (que apenas o próprio curso da vida nos fornece) de que, no papel de gestores e líderes, precisamos ser coerentes em nossas falas e ações, ou seja, existe uma correlação a nível individual entre as ações que pregamos e incentivamos com o nosso comportamento. Se o seu colaborador (ou seu filho…) não enxerga um compromisso autêntico em você, com certeza terá razões de sobra para desconfiar de suas iniciativas (mesmo que de modo inconsciente, é essa a mensagem que ele absorve e reproduz).

Iniciativas de saúde mental e bem-estar emocional serão inúteis se você não participar efetivamente e, o que ficará evidente de fato, será sua ansiedade de querer manter o controle e apenas acalmar as pessoas para que cumpram suas tarefas e objetivos, sendo obedientes à sua fala e sutilmente desencadeando uma das vertentes do estresse.

Quando o foco é incentivar e construir um ambiente humanizado e saudável, o primeiro passo é o autoconhecimento, portanto, ter abertura e honestidade consigo são compromissos diários. Como você administra sua saúde mental?

A meditação viabiliza uma pausa no meio das atividades rotineiras a fim de que, através da respiração (principal âncora das práticas) as pessoas tenham a oportunidade de criar consciência das tensões corporais, reconhecendo também suas próprias emoções, sentimentos e ansiedades, aspectos que contribuem para o autoconhecimento e um melhor autogerenciamento, promove relaxamento e desenvolve atenção plena (em si e no ambiente).

E você, têm feito pausas no seu dia a dia para focar na sua respiração e meditar? Esta é uma excelente oportunidade de treinar sua atenção, se autoconhecer e também reconhecer verdadeiramente cada pessoa que está a sua volta.

Ciclo autoconhecimento (constante para todas as fases da vida):

Meditação-> Desenvolve atenção Plena -> Autoconhecimento = atento a si (consciência de quem é você, suas incoerências, seus pontos fortes e fragilidades),  maior percepção e consciência ao que fala e ao que faz =  aceitação e manejo da própria ansiedade (expectativas e frustrações) = maior atenção aos outros (coerências e incoerências) = diminuição críticas e cobranças = melhora aceitação das diferenças individuais (diversidade) = melhora na comunicação =  empatia (compreensão verdadeira do outro) =  melhora resolução conflitos -> Meditação->

Compartilhe esse post:

lgpd
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.