Todo gestor tem o desejo que sua organização cresça e tenha uma alta rentabilidade, e isso não é nenhuma novidade. Mas fatores do dia a dia, como o estresse ou a falta de atenção dos seus colaboradores podem ser empecilhos para o desenvolvimento da sua organização.
Uma solução é a implementação da prática de meditação para os colaboradores, onde se é possível observar inúmeros benefícios ao longo dos exercícios da prática. Confira abaixo, 3 benefícios da implementação da meditação em corporações:
-
Melhora a criatividade e a memória: A prática da meditação favorece a criatividade e a memória, atua na região do hipocampo no cérebro, e desenvolve novas conexões sinápticas, o que ajuda na retenção de novos conhecimentos e no raciocínio.
-
Aumenta o foco e a concentração: desenvolve a área do cérebro responsável pela atenção, concentração e processamento de informações.
-
Capacidade de resolução de problemas: economiza sua energia para melhor resolução de problemas e mais eficiência na tomada de decisão pois você consegue analisar melhor os cenários e processar melhor as informações com menos desgaste.
-
Redução do estresse: a prática da meditação reduz os estímulos da amígdala, responsável pela região do cérebro que responde ao estresse, ajudando você a entender e lidar melhor com emoções como a raiva, a ansiedade e o medo.
-
Aumenta a satisfação no trabalho: quando estamos bem mentalmente e fisicamente, tudo funciona de forma satisfatória e isso não é diferente no trabalho. Estimular a prática da meditação no trabalho demonstra preocupação com os colaboradores, e esse comportamento é valorizado pelos mesmos. Pessoas mais equilibradas emocionalmente são mais felizes com o seu trabalho e entendem melhor o seu propósito na vida.
Na prática, a meditação funciona?
Muitas pessoas ainda “torcem o nariz” quando escutam sobre meditação, julgando ser uma prática difícil, monótona, cansativa e até uma perda de tempo. É claro que a prática não funcionará caso a pessoa não esteja realmente motivada a alcançar os resultados.
É comum sentir que não está fazendo da forma correta, ao não conseguir relaxar e organizar os pensamentos. Porém, a meditação não se trata de deixar a mente vazia, de controlar os pensamentos e sim, de perceber melhor a si mesmo, entendendo melhor como seu corpo funciona, como surgem as emoções e sentimentos, ajudando você a organizar as ideias e aos poucos conquistando maior controle emocional. Você está desenvolvendo o seu cérebro com exercícios de concentração que fortalecem várias das funções cognitivas.
A partir da prática da meditação e do mindfulness, é possível melhorar o desempenho dos colaboradores nas corporações, para enfrentar os obstáculos do dia a dia de trabalho. Empresas que oferecem este benefício contam com profissionais mais equilibrados, criativos e com melhor capacidade de realização de suas tarefas.