Somente 12% dos colaboradores são totalmente produtivos

WhatsApp Image at

Uma pesquisa feita pelo site Reclaim.ai – site de pesquisas, integrações de plataformas e de oferecimento de serviços – , analisando cerca de 2.000 profissionais de diferentes empresas, entre eles gerentes e membros de equipes, descobriu que somente 12% deles são totalmente produtivos, por mais de seis horas de trabalho. Diversas são as causas desse problema, como excesso de trabalho, interrupções constantes e, principalmente, estresse. Ainda de acordo com a pesquisa, 78,7% dos funcionários experimentam estresse devido à rotina intensa. 

 

Saúde mental e produtividade andam lado a lado

O coach executivo Marcel Schwantes publicou um artigo no site Inc. a respeito do assunto e afirma que “uma força de trabalho esgotada não é saudável – é improdutiva, desgastante e não beneficia ninguém. E para muitos, o custo mental da pandemia e os desafios recém-adicionados de trabalhar em casa não ajudam”.

Percebemos que as condições de trabalho e também do indivíduo afetam diretamente a sua saúde e, consequentemente, seu desempenho profissional. “Cuidar de seus funcionários e seu bem-estar mental precisa ser uma prioridade”, declara Schwantes. Fica claro que a saúde mental, além da física, deve ser uma preocupação das empresas para com seus profissionais. Assim, a meditação tem se tornado cada vez mais frequente em ambientes corporativos, como um momento de pausa e relaxamento em meio à correria. 

 

Meditação: muitos benefícios em uma prática

“A ciência mostrou que a meditação altera o organismo. Entendemos que ela é um treinamento para o cérebro, como os exercícios físicos são para os músculos”, revelou em entrevista o neurocientista americano Richard Davidson, famoso por estudar o cérebro de monges tibetanos durante a prática. Dentre os benefícios pessoais da meditação, estão: menos estresse, aumento do foco, redução da ansiedade, melhora do raciocínio, além de diminuição do risco de infarto. 

Esses benefícios se estendem ao ambiente corporativo, já que a prática também contribui para a criatividade, concentração e capacidade de tomar decisões. Mais do que a produtividade, a meditação impacta diretamente na qualidade de vida dos funcionários, e consequentemente, da empresa.

Compartilhe esse post:

lgpd
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.