A prática regular da meditação proporciona inúmeros benefícios para a saúde emocional e física, como redução da ansiedade e estresse, melhora a pressão arterial, aumenta a concentração e muito mais. Em razão disso, há um número crescente de executivos e corporações que estão adotando em suas empresas a meditação e o mindfulness (atenção plena) para possibilitar todas essas vantagens descritas acima e outras mais específicas para o clima organizacional.
Como a meditação chegou ao ambiente corporativo?
O ambiente corporativo desenvolve situações de estresse e de cansaço mental com frequência, além de ser exigente em relação a respostas rápidas, tomadas de decisão, foco em determinadas atividades e entrega de resultados.
Alguns gestores que já praticavam meditação perceberam que poderiam levar os benefícios da prática para suas empresas. Assim, com a evolução dos trabalhos de qualidade de vida no ambiente laboral, foi só uma questão de tempo para a prática ser introduzida como uma ferramenta de grande ajuda para os colaboradores.
A princípio, a meditação conhecida como mindfulness foi aplicada ao mundo dos negócios por meio da cultura empresarial, em que gestores e executivos observaram e identificaram um objetivo maior além do lucro: o bem-estar e o próprio desenvolvimento do colaborador.
Os efeitos foram percebidos e aproveitados de maneira rápida, passando a compor os programas de qualidade de vida implementados nas empresas, principalmente por assessorias especializadas. Por consequência, as organizações viram as vantagens para os profissionais e para as próprias companhias.
Quais os principais benefícios da meditação para os colaboradores?
Os benefícios promovidos pela prática da meditação corporativa têm sido demonstrados por diversas pesquisas e estudos de grandes instituições no mundo. Conheça, a seguir, alguns dos principais efeitos que a meditação proporciona e entenda por que sua empresa deve considerar a implantação da prática de forma recorrente, como um Programa..
-
Diminuição do estresse e da ansiedade.
-
Melhora do foco e da concentração.
-
Autoconhecimento.
-
Desenvolvimento do raciocínio.
-
Desenvolvimento da criatividade.
-
Aumento da produtividade.
-
Diminuição de dores.
-
Redução da pressão arterial.
-
Maior capacidade de equilíbrio emocional, de lidar com as pressões e os conflitos do dia a dia.
Como implantar a prática de meditação no ambiente corporativo?
Grandes empresas como Banco BV, ConectCar, Enel, Vivo, Bayer, entre outras, implantaram a meditação junto aos seus colaboradores. Do mesmo modo, pequenas e médias empresas menos conhecidas também o fizeram, desfrutando dos benefícios proporcionados pela prática.
A melhor forma de introduzir a prática da meditação no ambiente corporativo é contar com a ajuda de uma empresa especializada em Programas de Meditação e Mindfulness no ambiente corporativo, como a MindSelf, que oferece serviços personalizados para cada empresa.