A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com suas emoções. Para administrá-las e conquistá-las é necessário equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, que comanda as tarefas analíticas e lógicas, e o direito, responsável pelas atividades emocionais.
Por que é importante desenvolver a inteligência emocional?
A inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso profissional, às relações interpessoais e à automotivação. Pessoas que conseguem ter o controle sobre as suas emoções também têm mais autogestão, contribuindo para alcançar os propósitos e metas estabelecidos.
Sendo assim, podemos concluir que a inteligência emocional é uma competência primordial para alcançar equilíbrio e bem-estar.
Benefícios da inteligência emocional na carreira
A inteligência emocional está entre as habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho, tendo em vista que profissionais mais equilibrados tendem a tomar melhores decisões, que podem trazer resultados mais produtivos para a empresa.
Além disso, essa habilidade também pode gerar:
- Melhora da relação com colegas e líderes
- Equilíbrio emocional diante de situações estressantes e desafiadoras
- Mais poder de decisão
- Diminuição da ansiedade no trabalho
- Definição de metas mais inteligentes
- Foco e determinação no cumprimento dos objetivos
- Crescimento da produtividade
- Melhor administração do tempo
- Mais responsabilidade e comprometimento.
Inteligência emocional através da meditação
Para desenvolver a Inteligência emocional é necessário uma série de competências, como o conhecimento e o controle das próprias emoções, desenvolver a automotivação , a empatia e o relacionamento interpessoal. Coincidentemente, essas ações podem ser adquiridas por meio da prática da meditação e do mindfulness.
De modo geral, a meditação ajuda a acalmar a mente e a controlar as nossas emoções, auxiliando as pessoas a obterem melhores resultados em suas vidas. Assim, a meditação é uma das práticas mais eficazes para adquirirmos a inteligência emocional.