Um estudo realizado pela pesquisadora Sara Evans-Lacko, da London School of Economics, apontou que o Brasil perdeu cerca de 78 bilhões de dólares com a queda de produtividade causada pela depressão. Um dado relevante que reflete que não oferecer apoio aos colaboradores com seus problemas de saúde mental tem um custo alto para as empresas.
Como a pandemia reforçou a importância do diálogo sobre saúde mental?
Clima organizacional pesado, alto nível de estresse e excesso de funções são alguns dos motivos que podem desencadear transtornos emocionais associados ao ambiente de trabalho, e se não houver o cuidado necessário, infelizmente, pode levar à depressão.
De acordo com um estudo feito pela Fiocruz em 2020, mais de 40% dos brasileiros relataram se sentir tristes ou deprimidos com frequência ou a maior parte do tempo durante a pandemia. Além disso, quase 44% dos participantes do estudo disseram ter começado a ter problemas de sono e 50% têm sensação frequente de ansiedade e nervosismo. Entre os fatores que mais têm contribuído com esse aumento de transtornos emocionais na pandemia está a adaptação para o home office, a falta de interação com colegas e a insegurança frente a uma crise que leva muitas empresas a demitir.
Como os transtornos emocionais podem se manifestar nos colaboradores?
Abaixo, relacionamos os principais problemas de saúde mental no ambiente corporativo e os sintomas mais frequentes, confira:
- Transtornos depressivos e de humor
Essa classificação tem como exemplo o Transtorno Depressivo Maior, conhecido apenas como “depressão”. Entre os sinais, estão:
- Humor melancólico ou apático.
-
Perda ou ganho significativo de peso.
-
Insônia ou excesso de sono quase todos os dias.
-
Pensamentos autodepreciativos.
-
Fadiga ou perda de energia frequente.
-
Transtornos de ansiedade
Aqui, estão incluídos a Síndrome do Pânico e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Algumas das formas de manifestação desses problemas são:
-
Dificuldade de concentração.
-
Irritabilidade.
-
Inquietação constante.
-
Tensão muscular.
-
Insônia.
-
Dores de cabeça.
-
Desconfortos de estômago.
-
Taquicardia.
Transtornos relacionados à traumas e estresse
Esses transtornos acontecem após a exposição a uma situação traumática ou muito estressante. Estão incluídos nessa classificação o Transtorno de Estresse Agudo e a Síndrome de Burnout. Alguns dos sinais são:
- Quadro de ansiedade e sintomas depressivos.
-
Comportamento hipervigilante.
-
Memórias intrusivas.
-
Agressividade.
-
Mudanças bruscas de humor.
-
Lapsos de memória.
-
Dificuldade de concentração.
Também são comuns sintomas físicos, como enxaquecas, sudorese, distúrbios gastrointestinais e dores musculares frequentes.
Quais são as ações que podem ser implementadas?
Muitos transtornos emocionais podem ser tratados por meio de ações e serviços de qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho, a fim de proporcionar equilíbrio emocional, fomentar o autocuidado, além de gerar resultados positivos para o profissional e para a empresa.
A MindSelf possui Programas de Meditação e Mindfulness estruturados para o ambiente corporativo para prevenção do adoecimento emocional dos colaboradores, além de ajudar os profissionais na capacitação para lidar melhor com as questões emocionais, especialmente o stress, a ansiedade, as pressões e os conflitos do dia a dia.