Definições e tipos de transtornos e doenças específicas

Definicoes e tipos de transtornos e doencas especificas

Entender as características específicas de alguns transtornos mentais ou doenças psicológicas é essencial. Assim podemos ter uma visão mais clara dos desafios que as pessoas, acometidas por tais transtornos, passam. Essa realidade pode ser presente também em ambientes corporativos, onde amigos e colegas do trabalho também podem estar em situações similares. Diante disso, conhecer essas realidades ajuda o time a apoiar e a tomar medidas de auxílio a essas pessoas.

Mas é válido ressaltar que as questões determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, como as políticas nacionais, a proteção social, os padrões de vida, as condições de trabalho e o apoio comunitário. Além disso, estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Para melhor entendimento, listamos as definições mais recorrentes, a fim de caracterizá-las e explicar quais seus impactos na saúde dos colaboradores. Confira:

  • Saúde mental

Diz respeito à maneira como uma pessoa lida com os desafios da vida, como reage a situações boas ou ruins, tranquilas ou estressantes. Temos uma boa saúde mental quando conseguimos reagir de uma maneira emocionalmente equilibrada e participamos das atividades regulares de nossa vida, individual e em comunidade.

  • Bem-estar

Significa sentir-se bem individualmente, na relação consigo mesmo, com pessoas próximas, com a comunidade e com a sociedade.

  • Bem-estar mental

Trata-se de um estado mental dinâmico. Uma pessoa que goza desse bem-estar tem autoconfiança e boa autoestima, consegue sentir e expressar diversas emoções, estabelece boas relações com as outras pessoas, sente-se envolvida com o mundo, é produtiva, consegue lidar com os estresses do dia a dia e tem capacidade de se adaptar frente à mudanças e incertezas

  • Estresse relacionado ao trabalho

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quando precisamos lidar com demandas e pressões que não correspondem às nossas habilidades, podemos sofrer deste tipo de estresse. Nesses casos, os colaboradores sentem dificuldade de lidar com as tarefas e a rotina diária – especialmente quando sentem que não podem contar com o apoio de líderes, supervisores e colegas – e não controlam os processos de trabalho. 

  • Presenteísmo

Acontece quando o indivíduo está presente no trabalho, mas seus pensamentos não estão nas tarefas que tem de realizar. Em termos práticos, é quase como se a pessoa estivesse ausente do trabalho, sendo incapaz de cumprir suas responsabilidades profissionais. O presenteísmo é bastante comum em pessoas com depressão, síndrome de burnout, ansiedade e outros transtornos.

  • Absenteísmo

Acontece quando uma pessoa falta constantemente ou tem atrasos constantes, perdendo horas e dias de trabalho, de maneira justificada ou não. O absenteísmo torna-se um problema quando o colaborador perde muitos dias de trabalho, o que compromete sua produtividade e o funcionamento da empresa.

 

Transtornos podem ser desencadeados por rotinas de trabalho abusivas e por empresas que não se preocupam com o bem-estar dos colaboradores. A MINDSELF disponibiliza diversos serviços voltados ao equilíbrio emocional de equipes corporativas. 

Compartilhe esse post:

lgpd
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.