Segundo um estudo publicado pela Harvard Business Review, 200 milhões de dias de trabalho são perdidos todos os anos, gerando um prejuízo de US$16,8 bilhões para as empresas, simplesmente porque 60% dos funcionários nunca falaram sobre seu estado de saúde mental com ninguém no trabalho. Essa falta de comunicação acontece pois os problemas ligados à saúde mental e emocional ainda são tratados como tabu dentro das organizações.
Assuntos delicados como saúde mental e emocional devem ser vistos no RH com cuidado e de maneira ativa, já que os colaboradores se fecham nesses momentos. Além do desgaste natural da rotina de trabalho, por diversas vezes nos deparamos com situações que nos fogem do controle. Esses problemas acabam nos estressando, afetando diretamente nosso desempenho e nossa saúde.
Em razão disso, muitas empresas têm investido cada vez mais em soluções para melhorar a saúde mental dos colaboradores durante a jornada de trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e mantê-los saudáveis, focados e produtivos.
Algumas dessas ações realizadas pelas empresas normalmente não exigem grandes investimentos financeiros, e mesmo aquelas que requerem um maior desembolso trazem excelentes resultados, compensando o valor gasto.
Antes de falar especificamente das ações para reduzir o estresse no ambiente de trabalho, é válido ressaltar os problemas que podem surgir caso os líderes e gestores ignorem a saúde mental dos seus colaboradores, são eles:
- Insônia;
- Síndrome de Burnout;
- Síndrome do Pânico;
- Depressão;
- Transtornos alimentares;
- Problemas cardiovasculares;
- Problemas de pele.
Como ajudar?
Agora que vimos alguns dos problemas relacionados à saúde mental, a MINDSELF separou cinco práticas que podem ajudar a reduzi-los. Confira:
1. Ofereça um ambiente confortável
Esse método é muito usado por grandes empresas, como o Google, por exemplo, e traz ótimos resultados para a melhoria do clima organizacional e para a redução do turnover, isto é, a rotatividade de pessoas.
2. Crie uma agenda equilibrada
Como gestor, fique por dentro das atividades desempenhadas pelos seus colaboradores e certifique-se de que estão sendo executadas de maneira equilibrada. Por outro lado, é importante que os funcionários sempre planejem suas tarefas diárias como forma de manter o controle das atividades, em vez de se estressar correndo contra o tempo.
3. Melhore a comunicação
A má comunicação desmotiva muito os colaboradores e pode causar diversos conflitos dentro da organização como más interpretações, ressentimentos e especulações. Portanto, descubra a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário, tenha bem definidos os papéis e responsabilidades individuais e comunique-se por meio de feedbacks que permitam ao funcionário analisar seu desempenho.
4. Realize pesquisas de clima organizacional
As pesquisas de clima organizacional têm como objetivo investigar as relações interpessoais e o clima dentro da empresa. O gestor precisa realizar esse levantamento regularmente e agir diante das oportunidades encontradas.
5. Incentive a prática de meditação para diminuir o estresse no ambiente de trabalho
A meditação ajuda a diminuir a ansiedade do dia a dia e é um excelente parceiro no combate à depressão, além de muitos outros benefícios que proporcionam bem-estar e diminuem o estresse.
Dessa forma, você poderá, indiretamente, gerenciar a saúde do seu time. Muitas vezes, em ambientes empresariais, a equipe se sente sozinha ou deslocada, sem saber com quem desabafar. Colocar essas cinco dicas em prática fará com que seu colaborador se sinta mais à vontade para expor seus sentimentos, e assim, você conseguirá saber rapidamente como ajudar.