O equilíbrio emocional é um estado capaz de influenciar relacionamentos, mudar a postura e gerar comportamentos mais positivos. Essa competência faz parte das soft skills – conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento humano – como a empatia, autoconhecimento e assertividade, que culminam em um maior domínio sobre as reações que temos no dia a dia.
Sendo assim, podemos compreender que o equilíbrio emocional nos permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, faz com que possamos exercer a autogestão sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises.
Contudo, para obter o equilíbrio emocional, dentre alguns fatores, é necessário conhecer bem a si próprio e sobre as motivações das outras pessoas, de forma a atingir o domínio do nosso comportamento.
Controle emocional no trabalho
Por mais que tentemos, em muitos momentos, é difícil nos mantermos equilibrados, principalmente no ambiente de trabalho, tendo em vista que estamos rodeados de situações e acontecimentos que fazem com que tenhamos que desenvolver um incrível jogo de cintura para lidar com cada um deles e assim, atingirmos nossas metas e objetivos com maestria e excelência.
Por esse motivo, ter equilíbrio emocional dentro do ambiente de trabalho é de suma importância para conseguir alcançar objetivos e metas, além de realizar todas as demandas diárias e lidar com situações desafiadoras e, de certo modo, estressantes. Entretanto, muitos colaboradores possuem dificuldades para manter o controle emocional tendo em vista a correria e imprevistos do dia a dia.
Neste sentido, é fundamental que gestores e profissionais do RH implementem ações que desenvolvam técnicas e coloquem em prática algumas estratégias que vão ajudar os colaboradores a encontrar as melhores soluções para lidar com os problemas do dia a dia.
A Meditação nesse contexto
A prática regular da meditação para o ambiente corporativo pode ser uma excelente ferramenta para reduzir custos para a empresa, por exemplo pela menor necessidade de uso do plano de saúde pelos colaboradores, e diminuir a perda de profissionais devido à questões como a instabilidade emocional, pois, através dela, é possível melhorar o bem-estar, o humor e o equilíbrio mental para a equipe.
Como mencionado, a meditação auxilia diretamente na gestão das emoções, diminuindo ou regulando a produção de adrenalina e cortisol, que são hormônios associados ao stress, ansiedade, hiperatividade e déficit de atenção, melhorando assim a atenção e concentração. Além disso, ajuda na liberação de endorfina, que é a substância responsável pelo bem-estar, relaxamento, e melhora a qualidade do sono. Em outras palavras, os profissionais estarão mais dispostos, equilibrados, motivados, produtivos e felizes.