Impactos da depressão e ansiedade no ambiente de trabalho

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Os problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e alto nível de estresse, impactam diretamente o desempenho dos profissionais durante suas atividades do trabalho. Por esse motivo‭, ‬as empresas precisam agir e garantir a saúde mental‭, ‬principalmente através de ações de caráter preventivo‭, ‬e promover‭, ‬assim‭, ‬um ambiente de trabalho mais leve e saudável‭.‬ Além disso, vale ressaltar que ignorar estes transtornos podem custar caro para as corporações.

O Brasil é o país mais depressivo da América Latina

Os dados sobre o Brasil mostram que o país ocupa a primeira posição na América Latina e a segunda em todas as Américas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo a OMS, a depressão afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Esse número representa 5,8% da população total.

 

Confira abaixo os principais impactos da depressão no ambiente de trabalho

Perda de produtividade

 
  1. Perda de funcionário: riscos de baixa produtividade levam ao baixo moral entre os profissionais da empresa. Por consequência, estes colaboradores passam a entender que não dão conta do trabalho e que a empresa funcionaria melhor sem eles.

 
  1. Competitividade: a organização com baixa produtividade devido a esses riscos abre mão de uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Isso pode significar perda de participação no mercado e lucros reduzidos.

 
  1. Custo: uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que os transtornos depressivos e de ansiedade custam 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano em perda de produtividade.

Absenteísmo e Presenteísmo

 
  1. Motivação baixa: a falta de motivação também pode elevar o absenteísmo no trabalho. Isso porque quando os colaboradores estão desmotivados, as faltas e atrasos ocorrem com mais frequência.

  1. Sobrecarga de trabalho a outros colaboradores: há grandes chances de um aumento na carga de trabalho da equipe. Se um colaborador não comparecer ou chegar mais tarde no trabalho, as suas demandas precisam ser assumidas por outras pessoas, certo?

 
  1. Perda dos prazos das entregas: Com a ausência de um colaborador, é muito possível perder os prazos de conclusão de um produto ou serviço, deixando o cliente esperando e, por consequência, prejudicando a reputação da empresa.

 
  1. Estima-se que os custos do presenteísmo, ou seja, quando o colaborador está fisicamente presente para o trabalho mas com a cabeça longe do que efetivamente precisa fazer, sejam pelo menos 2x maior que os custos do absenteísmo, segundo estudos do Centre for Mental Health – Reino Unido. E os motivos podem ser diversos. Desde um cansaço excessivo ou stress elevado, até transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, etc. E é certo que neste exato momento, um percentual dos colaboradores da sua empresa está enfrentando esse problema, que infelizmente é silencioso pois o colaborador pode não se sentir à vontade de se abrir para a empresa.

 

O Brasil é o país mais ansioso do mundo

Em estudo realizado em 2019, a OMS apontou que o Brasil possui, se comparado a todos os outros países do mundo, o maior número de pessoas ansiosas. São 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Ao que se refere ao ambiente de trabalho, as principais causas são:

 
  • Excesso de responsabilidades para os profissionais.

  • Metas muito difíceis ou impossíveis de serem alcançadas.

  • Relacionamento agressivo ou abusivo entre os profissionais ou chefias.

  • Prazos de entrega de serviço ou produto em tempo não adequado.

  • Excesso ou sobrecarga de trabalho.

Confira alguns dos possíveis sinais relacionados aos transtornos de ansiedade:

  • Angústia.

  • Falta de ar.

  • Agitação psicomotora.

  • Taquicardia.

  • Náuseas e vômitos.

  • Diarreia.

  • Problemas relacionados ao sono.

  • Distúrbios alimentares.

  • Cefaleia.

  • Apreensão.

  • Distúrbios sexuais.

  • Agressividade.

  • Tensão muscular.

  • Pensamento catastrófico.

  • Preocupação excessiva com o futuro.

  • Pânico e reações de austeridade frente ao trabalho.

 

A Meditação nesse contexto

 

Através de diversos estudos de grandes universidades no mundo, já se pode dizer que as práticas regulares de meditação podem ser um excelente aliado para as empresas, principalmente como ações de prevenção a diversos dos problemas mencionados neste artigo. Portanto fica o convite às empresas para considerar implementar um Programa bem estruturado e voltado ao ambiente corporativo para perceber os benefícios e melhorar o ambiente de trabalho como um todo.

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