A meditação e o seu cérebro

Img

Praticar meditação na empresa pode estimular as áreas cognitivas do seu cérebro, otimizando a sua habilidade de aprendizado, aperfeiçoando aspectos de sua coordenação motora e de sua psicomotricidade. A meditação também pode te ajudar nas suas habilidades de manter o foco e a concentração, na ativação da sua memória, na sua percepção auditiva e melhorar a sua criatividade.

Quem medita amplia as defesas do corpo, isso porque durante a prática, a enzima telomerase, ligada ao sistema imunológico, responsável pela longevidade das células é favorecida por uma ação intensificada.

Não existe uma única maneira de meditar. Podemos praticar de diferentes formas e com diferentes técnicas baseadas em: atenção a respiração, usando visualizações, através da percepção de sons, com atenção ao seu corpo, sensações no momento ou até mesmo praticando alguma atividade com atenção e ritmo focados.

A Meditação na empresa é uma prática que treina e desenvolve nossas mentes nos capacitando para sermos mais efetivos para lidar com os desafios e adversidades que encontramos em nosso dia-a-dia.

 

Dicas para experimentar a meditação:

 

Comece com poucos minutos, não tente meditar por 15 minutos se é a sua primeira vez. Inicie com apenas 4, 5 minutos e vá aumentando até chegar aos 15/20 minutos. Você não precisa de um lugar especial, apenas sente em uma cadeira, feche os seus olhos de forma suave, e inicie observando sua postura. Sinta como as pernas tocam na cadeira, como os pés estão apoiados no chão e como é a sensação da textura das suas roupas na pele. Durante o exercício, experimente tomar consciência do seu corpo no momento presente, sem julgamentos, apenas sentindo a sua presença no ambiente em que estiver. Sentir algumas sensações durante a prática da meditação é absolutamente normal, principalmente, nas suas primeiras tentativas e é parte do processo de ficar atento a si mesmo e as suas reações.

Apenas acompanhe sua respiração, sem alterar a forma como você respira, simplesmente inspire e expire com a sua atenção focada nesse processo. Caso você se distraia, é absolutamente normal, apenas seja gentil consigo, pois as distrações e os pensamentos que surgem neste momento acontecem naturalmente. Basta você reconhecer que se distraiu e voltar novamente a sua atenção para o foco da atividade que estiver praticando, sendo o mais fácil, voltar a atenção para a sua própria respiração.

Termine sua a meditação de forma gentil consigo mesmo, abrindo os olhos suavemente, e movimentando levemente seu corpo. Observe como seu corpo se sente agora, logo após encerrar a sua prática.
Tenha a certeza de que a prática habitual da meditação e do mindfulness na empresa pode realmente melhorar a sua qualidade de vida a médio prazo, influenciando o seu equilíbrio emocional e tornando você uma pessoa mais feliz consigo mesmo e com melhor saúde mental, além de afastar de você o risco do temido burnout.
Você já meditou hoje?

 

Alexandre Ayres é sócio-fundador e palestrante da MindSelf

Compartilhe esse post:

lgpd
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.