O conceito de liderança vem experimentando várias transformações nos últimos anos, uma vez que a cultura das organizações tem mudado e se mostrado mais aberta a uma nova relação entre empregado e empregador. Para muitas, ainda é difícil flexibilizar a forma de liderar, porém, para outros, esse método é mais prático e facilita a aproximação do colaborador.
Os líderes humanizados são percebidos como pessoas confiáveis em sua comunicação e relacionamento com a equipe de trabalho. Aqueles que estão à frente dos negócios e carregam atributos de um líder humanizado, como o interesse real pelo colaborador e sua experiência, contribuem efetivamente para o crescimento profissional dos liderados, e deste modo, conquistam o respeito e a admiração dos demais.
Uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEE), mostrou que as menções de gestores percebidos como educadores e inspiradores aumentaram 9% e 6% , respectivamente, em 2021, diante do ano anterior. O estudo teve como objetivo mostrar como 181.551 funcionários de 290 empresas observam a liderança e o clima organizacional.
A nova geração de profissionais não tolera por muito tempo a gestão de líderes autoritários e rígidos na administração dos negócios, distantes das equipes e interessados apenas na execução das atividades. A pesquisa revelou que os chefes com estilo bloqueador, aqueles que mais impedem a retenção de talentos, foram menos citados, uma queda de 21% diante do ano anterior.
Um líder atento às práticas de gestão mais humanas, inspira mais pessoas, pois é um pouco mais vulnerável, mostrando-se de ‘’igual para igual’’, o que gera uma natural proximidade. Uma pessoa que tem uma clareza de seu objetivo, propósito e das coisas nas quais acredita, consegue estabelecer uma conexão muito mais profunda com os seus liderados através dos seus valores.
Como ser um líder mais humanizado?
Muitas pessoas acreditam que a capacidade de liderar deve ser uma característica nata, porém ela pode ser desenvolvida, pois é possível se tornar um líder humanizado através de treinamento.
Algumas atitudes que podem ser aplicadas no cotidiano de maneira simples, podem transformar a maneira de gerir uma equipe, por isso listamos algumas dicas para quem deseja se tornar um líder mais humanizado:
- Ouça a sua equipe;
- Tenha empatia;
- Reconheça a individualidade de cada colaborador;
- Valorize os profissionais;
- Dê feedbacks individuais;
- Inspire e influencie;
- Ofereça ajuda;
- Crie um ambiente acolhedor;
- Promova o engajamento do time.
Workshop Mindful Leadership
Se a sua organização precisa de ajuda para desenvolver uma liderança mais humanizada, a MINDSELF oferece para as empresas o Workshop Mindful Leadership, cujo objetivo é aprimorar a inteligência emocional, capacitando os líderes para encararem os desafios do dia a dia, a melhorarem o relacionamento com suas equipes e a desenvolverem características para uma liderança mais humana.
Entre em contato conosco para conhecer melhor!